COM A IDADE APRENDE-SE A SABOREAR O TEMPO
É MAIOR DE IDADE?
Em 1783, o alemão Jean Jacob Schweppe desenvolveu, na cidade suíça de Genebra, o processo industrial para carbonatar a água: nascia assim o primeiro refresco com gás da história. Joalheiro de profissão, era também um apaixonado pela farmácia e das experiências científicas. Como resultado de um deles, conseguiu uma solução que no princípio foi utilizada como produto medicinal.
Na década de 1830, passou a ter o carimbo de Garantia Real outorgado por parte do monarca inglês Guillermo IV, conferindo-lhe definitivamente a fama de uma bebida de êxito popular.
O ponto de inflexão para a marca chegou em 1870, quando os seus proprietários de então decidiram adicionar-lhe quinina, com o propósito de prevenir a malária entre as tropas britânicas destinadas na Índia. Nasceu assim a Tónica Schweppes, uma fórmula que se mantém inalterada até aos dias de hoje, cuja borbulha fina e duradoura a converteu no mixer ideal para aproveitar o perfeito Gin Tónico.
A Schweppes chegou a Espanha em 1957 e desde então criou desde logo uma tendência, cultura e autêntica paixão, sendo a tónica líder do mercado. Inaugurou a sua primeira fábrica em Espanha em 1959. A segunda fábrica abriu portas em Barcelona em 1960, destinada a ampliar a gama de produtos, aos quais foram acrescentados os novos sabores da Schweppes (laranja, limão e, já em 1961, bitter lemon).
Em 1972 instala-se na Gran Vía madrilena a publicidade luminosa da marca no edifício Carrión, um símbolo da cidade, que se converteu no ícone de artistas e do mundo da cultura, como o filme “O Dia da besta”. As suas conhecidas campanhas publicitárias na televisão dos anos 80 e 90 converteram-na numa marca querida e reconhecida por todos.
A Schweppes lança as famosas campanhas de comunicação com o “Homem da Tónica” como o seu célebre protagonista.
A Schweppes está sempre emprenhada na máxima inovação através de novos produtos com a gama Schweppes Selection. Uma gama lançada em resposta às exigências de um mercado de um consumidor muito mais evoluído e experiente. Começou por incorporar quatro referencias de tónicas: a Original com uma lima extra na sua composição, Pimenta Rosa, Flor de Laranjeira e Lavanda, Gengibre e Cardamomo, que foram os primeiros tónicos especificamente concebidos para realçar as nuances das diferentes famílias de gins. Atualmente, inclui também Soda, Ginger Ale & Gengibre Intenso; Limão e Quinina; Laranja & Líchia; Toranja; Ginger Beer & Chili; Tónica & toque de Lima; Hibiscus para utilização em mixologia.